22.6.10

Reencontrando a minha tolerância

Tolerância e paciência são qualidades que eu preciso melhorar em mim. Eu sempre achei que uma coisa não existe sem a outra. Se você é paciente, logo você é tolerante e vice-versa. A tolerância precisa do ritmo, tempo e compreensão que só a paciência é capaz de proporcionar.
Consciente da minha deficiência tenho me esforçado para desenvolver estes dois aspectos na minha personalidade.
Primeiro analisando, concluí que a maioria das vezes a intolerância é vinculada a um histórico de experiências vividas, geralmente traumáticas. O que, de certa forma, é o meu caso.
Quando situações desagradáveis se repetem, consciente e inconscientemente vinculamos os elementos envolvidos (pessoas, coisas, qualquer coisa) a algo ruim. E assim passamos a generalizar e pre-julgar. E tentamos bloquear tudo o que possa nos expor a essa lembrança.
No pequeno mundo de Juliana (e de outros intolerantes mundo afora) isso é apenas uma situação frustrante, embaraçosa, por vezes triste... Mas no mundo Planeta Terra, isso é o início de guerras, mortes, injustiça. A feiúra humana também é baseada na intolerância.
Então, enfrentando esse lado meu que eu admito ter e que reconheço é muito feio, tenho aprendido muito.
Primeiro de tudo: verdades absolutas devem ser, sempre, pelo menos uma vez, questionadas.
Segundo: ninguém, ou cerca de 98,9% das pessoas no mundo é totalmente boa ou ruim. Sempre espere até ver o lado bom de alguém. Com paciência ele sempre aparece.
Quarto: enxergue-se. Quantos erros, quantos defeitos e também, quantas qualidades você tem?
Quinto: não ignore, não recue. Se incomode, reflita e ache respostas.
Sexto, sétimo, oitavo... a lista ainda está em construção.
Porém, até agora o que eu tenho já é o bastante pra eu mudar a minha percepção e me sentir muito mais predisposta a dar uma chance para os outros e para mim mesma.
E preste atenção às coincidências repetidas. Pode ser o Universo alertando para uma questão que você precisa resolver. E enquanto você não enfrentá-la, ela nunca irá desaparecer.



...

Nenhum comentário: