3.5.09

Virada Cultural 2009: um relato do 'front de batalha'

(Foto da Virada Cultural de 2007 - quando ainda era um evento tranqüilo - tirada por Silvio Tanaka)

Vou (ia) à Virada desde sua primeira edição, e posso dizer que ontem fiquei muito triste.
Pra quem ainda não conhece (salve alienação!), a Virada Cultural é um evento que acontece desde novembro de 2005 em São Paulo. Inspirado na Nuit Blanch parisiense, que por lá agita a cidade todos os anos, com atrações culturais madrugada adentro, por aqui o evento tem o mesmo conceito, reunindo atrações culturais das mais diversas, espalhadas pela cidade e acessíveis à todas as pessoas durante 24 horas ininterruptas.
Parece legal, né? Pois é... ERA muito legal.
Infelizmente as 'Noites Brancas' foram manchadas pela sujeira, grosseria, vandalismo e feiuras humanas.
Ontem a noite, comi um lanche no Café Girondino na São Bento e de lá caminhei em direção à rua XI de Novembro, onde rola música eletrônica.
Já naquele momento (os meus primeiros no evento) senti uma tensão no ar, vi muita gente caída, baderna, muita, mas muita sujeira e senti uma confusão se formando em volta de mim.
De repente me senti presa em meio à muvuca e percebi que estavam mexendo na minha mochila. Mal consegui me mover. A mochila ficou mais leve, haviam levado a minha câmera digital.
Do meu lado, mais vítimas do 'arrastão' davam falta de alguns de seus pertences também.
Confesso que vacilei, deveria ter andado com a mochila na frente. Mas isso aconteceu tão rápido, que não deu tempo de lembrar disso.
Continuei o meu percursso pela Virada. O episódio da máquina foi chato, mas não queria que isso estragasse todo o resto do evento. Mas, infelizmente, as cenas que eu vi me levaram a triste constatação de que SP não suporta eventos deste tipo. Digo até que pessoas como aquelas não merecem a oportunidade de participar de um evento desse tipo.
O público mudou muito. Em quantidade e qualidade.
Nas três primeiras edições, a sensação que se tinha ao andar pelas ruas na madrugada da Virada, era de que o ser humano era capaz de coisas maravilhosas. O clima de amor, união, paz e alegria eram quase palpáveis, de tão fortes. Pessoas do bem e a fim de usufruir da diversidade da Virada. Todas as classes sociais, idades, tribos... tudo junto e misturado sem o menor problema.
No quarto ano, o evento já era mais 'popular' e começou a atrair gente estranha.
Houve aquele episódio horrível durante o show dos Racionais Mc's. Minha irmã estava lá e presenciou a polícia e uma minoria de pessoas se provocando e começando uma confusão. Resultado: bomba de gás lacrimogênio, tiro de borracha... um horror. Nessa hora eu estava com amigos no Café Girondino (de novo!), a tropa de choque marchando na rua, indo de encontro a multidão que saía do show, batendo no escudo e jogando bomba pra todo lado. Sem entender o que era, todas as pessoas do café se jogaram no chão! Foi sinistro...
Na semana seguinte foi realizada a "Virada da Paz", pra amenizar o ocorrido.
O evento ficou marcado, mas mesmo assim ainda tinha sido muito bom.
Mas agora, nesta quinta edição, o que antes era uma congregação cultural, transformou-se em circo de horror. Bêbados, drogados, bandidos, vândalos... eles agora parecem maioria e encerram, pelo menos pra mim, a última participação na Virada Cultural.
Triste realidade... mas "tá dominado, tá tudo dominado..." (pelo mal).
:(........


Um comentário:

Alexandre Franzolim disse...

Ainda existe muita gente incapaz de conviver em sociedade, somando ao pensamento infantil de que precisam zuar, "causar", aloprar, vandalizar, por serem mal resolvidos interiormente.

Desde a treta no show do Racionais até atualmente, virada cultural virou popularmente sinônimo de oba-oba, bagunça. É igual ao JUCA: o que deveria ser um evento esportivo vira bacanal regado a bebida e drogas.

Eu já me cansei disso até mesmo na época de faculdade, imagina agora, que estou mais velho, turrão, com manias e responsabilidades em dobro...

Eu adoraria participar de eventos que tem a TEÓRICA da virada cultural, de ser algo cultural MESMO, mas o histórico só me faz ficar afastado e buscar arte e cultura de outras maneiras.

Como você disse, tá tudo dominado pelo mal.